Equipamento muito importante em diversos procedimentos cirúrgicos, o Bisturi Elétrico é utilizado para cortar e/ou coagular tecidos biológicos, utilizando correntes de alta frequência.
Os Bisturis Elétricos são constituídos por um gerador de potência de alta frequência, um eletrodo ativo e um eletrodo dispersivo (retorno). Podem ser controlados de forma manual ou por meio de pedais.
Funcionam da seguinte forma: Por meio do eletrodo ativo, uma corrente de alta frequência é aplicada ao tecido criando um efeito térmico de coagulação ou corte.
Os bisturis elétricos são equipados com diferentes funções e eletrodos, cuja utilização se altera em função de quais procedimentos cirúrgicos se pretende realizar.
A técnica de corte monopolar, aplica uma corrente de alta frequência pelo eletrodo ativo, essa corrente atravessa os tecidos e retorna à unidade eletrocirúrgica através da placa de retorno localizada na parte inferior do paciente.
A técnica de corte bipolar aplica uma corrente de alta frequência localmente por meio dos eletrodos bipolares, assim a corrente atravessa apenas a região delimitada pelos eletrodos, o que permite uma aplicação mais segura e com menor chance de queimaduras.
Principais tipos de corte:
- Corte puro: realiza uma dissecação limpa e fácil, permitindo o que o tecido seja cortado facilmente;
- Corte blend: possui efeito hemostático incorporado ao corte, o que permite uma menor incidência de hemorragias e sangramentos;
- Coagulação: possui apenas o efeito hemostático.
É preciso ficar atento e prevenir riscos com acidentes, que podem envolver queimaduras, choques elétricos, interferências eletromagnéticas e incêndios. Para isso, realize periodicamente ensaios pós manutenção, preventivos e de calibração com nossos Analisadores de Bisturi ABI100 e ABI200, que são baseados na norma NBR IEC 60601-2-2.